janeiro 26, 2016

O PODER DAS PALAVRAS



É engraçado como as coisas acontecem, toda vez que ficava chateada quando era mais nova eu escrevia e hoje continuo fazendo isso, não só quando fico chateada, mas também quando fico inspirada. Muitas vezes, as palavras podem te fazer se sentir livre, mas também podem te fazer ficar chateado ou revoltado, enfim as palavras tem um poder imenso e com isso devemos saber usa-las. Você pode estar se perguntando como assim, eu explico, na verdade é bem mais simples do que pensamos.

As palavras muitas vezes tem o poder de nos elevar ou de nos destruir, já que por vezes deixamos que elas nos definam. Muitas vezes, músicas, frases, situações descritas podem mostrar o que estamos passando ou sentin
do e esse o bom das palavras, ajudam a entender muitas coisas. Porém podem ajudar a destruir também, elas são hoje como o selo do rei antigamente, ninguém pode tirar o poder daquilo.

Gosto de pensar na sociedade no geral como um grupo de sofistas que usam da arte do bem falar para melhor convencer. Convencer-nos do certo do errado, do que devemos pensar fazer comer e assim por diante, mas, além disso, usam suas palavras para nos convencer de quem somos e do os outros são. Tenta nos convencer o que devemos pensar de nós mesmo e das pessoas, como devemos tratar um ou outro e se nos recusamos a fazer isso simplesmente jogam todos contra nós.

Mas gosto de pensar que a melhor defesa não é um bom ataque, e sim um bom uso das palavras, além de umas boas risadas, ao menos nesse caso. Algumas vezes em momentos de raiva acabamos deixando escapar palavras que não deveriam ser dita, pelo menos não naquele tom e daquela forma, isso é normal, porém elas podem ter machucado alguém então vá até a pessoa e converse com ela sobre isso.

Da mesma forma que se alguém fizer isso com você vá conversar com a pessoa sobre isso, não vale a pena guardar rancor e ficar magoado com alguém por algo assim, e se a pessoa estiver certa busque a melhor forma de mudar aquilo em você. Seja gentil ao falar com as pessoas, isso pode fazer uma diferença e tanto que nem imaginamos mesmo com aqueles que nos machucam com as palavras deles, muitas vezes elas são que mais precisam da nossa gentileza e do nosso amor.

O maior exemplo de quem as palavras tem poder para mim é a Trindade de Deus, Ele criou o mundo apenas com declarações, “que haja luz, e houve luz”. No barco em meio de uma tempestade em que os discípulos estavam desesperados e com medo Jesus somente se levantou e ordenou que a tempestade parasse, e foi exatamente isso o que aconteceu. O que eu acho mais legal é que temos essa mesmo poder na ponta de nossas línguas, já que Deus, nosso Pai, nos deu esse mesmo poder. Nossas orações e declarações tem poder ainda mais se acreditar que têm, “A oração não é um distração para velhas ociosas. Se for bem-compreendida e aplicada, é o instrumento mais potente de ação.” – Mahatma Gandhi.


Então sejam amorosos, bondoso e usem as palavras com sabedoria. Use esse poder com amor e justiça e muitas coisas vão mudar até mesmo o jeito que pensamos pode mudar. Por fim deixo vocês com uma frase do Buda para refletirem “As palavras têm o poder tanto de destruir quanto de curar. Quando as palavras são verdadeiras e bondosas, podem mudar nosso mundo.”, afinal ela resume tudo o que foi dito nesse texto.



XoXo,

Bela Bumerad