janeiro 26, 2016

LIVROS, LIVROS E MAIS LIVROS



No meu primeiro texto (oficial) vou falar sobre uma das coisas que eu mais gosto de fazer: Ler! A leitura pode ser uma fuga de seus problemas ou uma simples distração antes de dormir ou durante o dia, pode ser também uma forma de atiçar sua imaginação. Ler leva-nos a outros lugares, outras épocas no passado ou no futuro, pode te fazer ser superpoderoso, seja qual for o superpoder que você quer a leitura pode te dar. Outra coisa que me fez ser apaixonada pela leitura é que: durante muito tempo quem sabia ler e escrever era muito valorizado. Hoje as coisas mudaram um pouco, a escrita está bem mais valorizada, entretanto o que mais fale hoje é a Retórica, a arte de bem falar para melhor convencer, que já existe desde os Sofistas na Grécia Antiga.

Os livros falam dos mais variados assuntos, alguns fazem críticas a sociedade, outros contam histórias de amor, existem também os que falam de mundos mágicos. Todos eles nos fazem viver suas histórias, questionar os personagens e suas decisões, eles fazem com nós odiemos alguns personagens e amemos outros, nos fazem torcer por um casal, por uma aventura, por certo final e nos surpreendem a cada página virada. Mas o que quero dizer com tudo isso? Simples que eu defendo o valor da leitura.


No Brasil o preço alto dos livros se deve ao baixo índice de leitura dos cidadãos, em alguns países como no Egito os livros custam dois dólares em sua maioria. Talvez se as pessoas em nosso país lessem mais o preço abaixaria, e é agora que começo a dizer o motivo de ler ser tão bom. Primeiro ponto: a leitura nos leva pra qualquer lugar que quisermos, sem ter que se mexer, é através da imaginação. Imagine você conhecer a cidade dos seus sonhos sem ter que sair da sua cama em seu quarto… Não seria o máximo? Claro que seria, e sim realmente a sensação de se ir lá pessoalmente um livro não transmite, mas para aqueles que não têm como ir lá os livros ajudam a se ver lá.

Além disso podem fazer você viajar no tempo, passado, futuro ou mesmo o presente, mas de outra pessoa. A leitura te faz ter vários pontos de vista sobre um mesmo assunto e isso é muito útil, por exemplo, na hora de fazer uma redação. Outra coisa em que a leitura ajuda é o vocabulário, quanto mais você lê, mais você aprende novas palavras e isso é útil em todas as fases da vida.  A leitura nos trás uma liberdade que, ás vezes, não conseguimos de outra forma (eu tenho minha liberdade em Deus, mas vamos focar no tema do texto *risos*), essa liberdade é de várias formas, na fala, na escrita e na imaginação também.

Quanto mais lemos, mais nossa imaginação é aguçada e depois nós mesmos conseguimos criar histórias que encantam as pessoas, podemos usar a imaginação para fazer de tudo, como criar as mais belas paisagens dentro de nossas mentes e aqueles que tiverem talento possa passa-los para o papel. Tanto a leitura quanto a escrita fazem com que nós fiquemos mais espertos, pois nos fazem ‘estudar’, vou citar um exemplo de uma autora que está em alta, Kiera Cass. Para falar de uma cena em um dos livros que dois personagens sofriam castigos (esse será o máximo de spoiler que vou dar, não vou citar nomes) ela teve que pesquisar sobre aquele tipo de castigo, o que era usado para castigar e o tipo de marca que ficava.

Então com isso ela aprendeu mais coisas, sobre aquele tipo de castigo, sobre climas e vários outros fatores. E nós por ler aquilo aprendemos também, por ler algumas pessoas começam a se comparar com alguns personagens… “Eu deveria ser mais como a Katniss”, “Queria ser ruiva como a America” ou “Gostaria de lutar como a Tris”, galera menos, por favor, a cor do seu cabelo você pode até mudar para aquela que você preferir, todavia as características da personalidade delas nós temos que absorver para a gente até o ponto em que elas continuarem nos deixando ser quem nós somos.
Os riscos da leitura são: ficar falido de tanto comprar livros, brincadeirinha, se viciar em ler, o que na verdade não é ruim a menos que você deixe de fazer as suas prioridades para ficar lendo, você aprender tantas palavras novas que ninguém vai entender o que você fala e ficar com raiva dos personagens do livro e querer defenestrar ele (Defenestrar é o ato de atirar algo ou alguém pela janela). Viu o que acabei de falar sobre as palavras… É um bom jeito de trollar seus amigos. 
Bem se percebe que não tem muitos contras sobre a leitura e muitos a favor, a leitura em moderação só traz coisas boas e nos faz aprender muito seja através de livros didáticos ou livros para nos distrair com história de mitologia, sobre príncipes e princesas. Eu sou daquelas que defendem a opinião que desde pequeno deve se ensinar a criança a adquirir uma paixão pela leitura, isso só vai fazer bem para ela, para terminar esse texto quero dizer para todos: Leiam muito, tenham livros, livros e mais livros e se quiserem podem me comprar uma biblioteca.



XoXo,

Bela Bumerad